Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Salário maternidade para desempregadas

    Mães desempregadas podem ter direito à salário maternidade

    Publicado por BMZ Advogados
    há 4 anos

    Nós do BMZ Advogados estamos sempre buscando esclarecer as dúvidas que afligem a população, e aqui vai mais uma notícia de extrema relevância, a qual, poderá a vida de muitas pessoas.

    O Instituto Nacional do Seguro Social, além de ser conhecido por fornecer aposentadoria para seus contribuintes, ampara seus segurados em diversas situações, contemplando-os com uma série de benefícios. Nesse pequeno texto analisaremos aspectos sobre o benefício de salário maternidade à pessoas desempregadas.

    Muitos não sabem, mas mulheres que tenham se tornado mães depois do ano de 2014 e tenham contribuído para o INSS, obtendo a qualidade de segurada, tem direito à salário maternidade, mesmo não estando trabalhando na ocasião do nascimento ou aquisição da guarda de seu descendente.

    Os requisitos exigidos para concessão são simples, é preciso comprovar a qualidade de segurada do INSS, em regra cumprir carência de no mínimo 10 meses de contribuição, mas há casos em que esse tempo é menor.

    Além desses, é preciso que a criança tenha menos de 05 anos de idade, a genitora ter trabalhado com carteira assinada antes do bebê nascer e o principal, estar desempregada na data do parto ou aquisição da guarda.

    Esse benefício varia de acordo com o evento que o gerou, vejamos as situações e seus respectivos períodos de contemplação: 120 (cento e vinte) dias em caso de parto, 120 (cento e vinte) dias em caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, independentemente da idade do adotado que deverá ter no máximo 12 (doze) anos de idade, 120 (cento e vinte) dias em casos de natimorto, 14 (quatorze) dias em caso de aborto espontâneo ou aqueles previstos em lei. Já o valor depende da média dos valores de contribuição da trabalhadora requerente.

    Os documentos necessários para o pedido são RG ou outro documento de identificação com foto, CPF, Carteira de trabalho, Carnês e outros comprovantes de pagamento ao INSS. A mãe desempregada deve, obrigatoriamente, apresentar a certidão de nascimento (vivo ou morto) do dependente. Já a que se afasta 28 dias antes do parto deve apresentar atestado médico original, específico para gestante. Nos caso de guarda, deverá ser apresentado Termo de Guarda com indicação de adoção. Já para adoção, deverá ser apresentado nova certidão de nascimento expedida após a decisão judicial.

    Caso você se enquadre nesses requisitos e ainda possui alguma dúvida, entre em contato conosco, estaremos sempre dispostos à ajudá-los.

    Equipe BMZ Advogados

    • Publicações14
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações480
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/salario-maternidade-para-desempregadas/797103854

    Informações relacionadas

    Érica Santana da Siva, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Lista de documentos necessários para os principais benefícios previdenciários

    Lara Meotti, Advogado
    Artigosano passado

    Salário-maternidade rural da agricultora em 2023

    Wellington Trindade, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Réplica à contestação ou manifestação sobre a contestação

    Christian Luiz Floriani Stafin, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Ebook: como pedir salário maternidade para desempregada?

    Andrea Grillo Pasquino, Advogado
    Artigoshá 9 meses

    BPC/LOAS para autistas: como solicitar e quais os documentos necessários

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)